Papa Francisco e a Sustentabilidade

O posicionamento de um líder, seja este político ou espiritual, sempre gera reações favoráveis e contrárias. Isto é da natureza humana. Entretanto muito há de se comentar positivamente acerca da Encíclica Laudato si – Sobre o cuidado da casa comum redigida pelo próprio Papa Francisco acerca da realidade humana que nosso planeta vive.

Do latim encyclios (que significa circular, aquilo que abraça tudo), esta nova encíclica começa com a reprodução de um trecho de um texto de São Francisco de Assis, o que traz forte conotação do enlace proposto entre religião e ciência.

Nele, o Papa faz refletir sobre a poluição e mudanças climáticas (poluição, resíduos e cultura do descarte, além do clima como bem comum), a questão da água, a perda de biodiversidade, a deterioração da qualidade de vida humana e degradação social, a desigualdade planetária, a fraqueza das reações do homem e a diversidade de opiniões.

Apoiado por diversas entidades e lideres como Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, além de entusiastas pelo desenvolvimento sustentável, o Papa foi duramente criticado por algumas lideranças globais como Jeb Bush, terceiro candidato da família Bush a almejar a cadeira de presidente dos EUA.Pope-SG

Ao buscar compreender os diversos contextos do tema nos deparamos com críticas puramente retóricas, apontamentos preconceituosos, a defesa do laicismo do tema, a histórica distancia entre ciência e religião, etc., mas nada disto resolve os problemas insustentáveis que se agravam a cada dia nos quatro cantos do planeta.

Ora, não se trata apenas de um líder religioso atentando para este urgente problema humano, mas sim de toda uma classe de lideres globais nos chamando a atenção e especialmente agora “nos chamando à ação”.

Existe na atual sociedade global multi conectada uma enormidade de disparidades (econômicas, sociais e ambientais) que passam desapercebidas, simplesmente por “não temos mais tempo para pensarmos sobre o que estamos fazendo”, mas cujos efeitos maléficos guiam o homem num caminho constante de perda de qualidade de vida, de paz interior e de um “futuro” para nossos filhos.

POTD_Pope-baby_2521172b

Não só por proteger o planeta, mas também por “unir a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” nas palavras do Papa, se faz urgente repensar agora o futuro da humanidade.

Na visão do Papa, é inseparável a preocupação com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior.

De forma contundente, Papa Francisco coloca o homem no centro da crise ecológica, abordando a interelação da tecnologia da criatividade e poder, a globalização do paradigma tecnocrático, a crise do antropocentrismo moderno e suas consequências, o relativismo prático, a necessidade de defender o trabalho e a inovação biológica a partir da pesquisa.

air-pollution

Ainda defende uma “Ecologia Integral”, baseada na ecologia ambiental, econômica e social, na ecologia cultural, na ecologia da vida cotidiana, no princípio do bem comum e na justiça intergeracional.

Por fim, o Papa traz algumas linhas de orientação e ação como o diálogo sobre o meio ambiente na política internacional, o diálogo para novas políticas nacionais e locais, o diálogo e transparência nos processos decisórios, a política e economia em diálogo para a plenitude humana e as religiões no diálogo com as ciências.

Os efeitos deste inovador gesto do Papa já refletem nas ações da ONU com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que serão adotados no segundo semestre deste ano, bem como deverão afetar contundentemente o novo acordo do clima que será firmado na COP 21 em Paris, em dezembro.

A encíclica papal conclama não apenas os católicos, mas todas as pessoas do mundo, pois para o Papa a ciência e religião concordam que o tempo de agir é agora. Mas, como deveremos agir, ou – nas sábias palavras do próprio Papa -, como devermos “apontar para outro estilo de vida”? Bem, isso dependerá da vontade de cada um em deixar como legado um mundo melhor e mais sustentável para as próximas gerações.

Benyamin Parham Fard
Empreendedor e Engenheiro
Especialista em Gestão da Sustentabilidade

publicado no jornal A NOTÍCIA em 30/06/2015

Deixe um comentário