NASCE UM NOVO AMANHÃ

Nos últimos anos tem ficado evidente que os valores éticos e princípios morais pelos quais tanto ansiamos estão em finalmente voga, em vários lugares do Brasil.

Não há dúvida alguma que um futuro melhor para nossos filhos e netos, passa necessariamente por um “hoje” consciente e justo, e de fato estamos circundados por cada vez mais pessoas que pensam desta forma.

Por que ainda não somos um país de primeiro mundo, ou “desenvolvidos”? A resposta está nas atitudes em cada um de nós.

Crianças

Nossas escolhas, nossos valores, nossa moral, nossas ações enquanto filhos, irmãos, pais, cidadãos, empregados, empregadores, figuras públicas e mesmo políticos são o que fazem um deste “hoje” a base sólida para um futuro mais digno, mais ético, menos corrupto, menos ganancioso e mais justo.

Um país, para ser verdadeiramente desenvolvido ou de primeiro mundo, depende dos seus cidadãos e de sua visão de curto, médio e longo prazo.

É nosso envolvimento que faz um “hoje” melhor, e permite que nossos filhos sonhem com um novo amanhã. E que futuro é este que queremos para nossos filhos?

As boas práticas causam desdobramentos positivos e cíclicos, que tem o poder de transformar toda uma sociedade, e é neste momento que todos nos encontramos: no momento de fazer a diferença, prover a mudança, plantar a semente.

Se cada um de nós fizer o seu melhor, praticando o bem e resgatando velhos hábitos como o respeito aos recursos e patrimônios públicos, respeito aos cidadãos, a justiça social, a equidade étnica e racial, a proteção ao meio ambiente, a transparência fiscal e o combate à corrupção, certamente estaremos preparando o terreno fértil para este movimento.

Não são nossos filhos os responsáveis por fazer um mundo melhor, mais digno e justo, mas sim nós mesmos, durante o “hoje”, através das nossas ações. Não podemos, tampouco devemos passar adiante este pesado fardo que nos cabe.

Entretanto, podemos e devemos praticar na íntegra os dizeres dos franceses do século 18 quando buscavam pelo fim da opressão e tirania: “Liberté, Egalité, Fraternité” (Liberdade, igualdade, fraternidade), pois somente através do bem, de boas ações e de pessoas livres poderemos alcançar um futuro próspero para nossos filhos e netos.

Neste hoje, faça a diferença e deixe um legado para seus entes mais queridos (filhos, netos) e para as futuras gerações na sua cidade, estado, país e em todo o mundo. Pratique atitudes sustentáveis, seja participativo, pratique cidadania!

Benyamin Parham Fard
Engenheiro Especialista em
Gestão da Sustentabilidade

 publicado no jornal O CORREIO DO POVO em 19/03/2013